Nos dias de hoje, podemos notar que estamos cada vez mais percebendo oportunidades no mercado. Tanto, pessoas com perfil empreendedor, quanto, pessoas que nunca pensaram em empreender, acabam percebendo problemas no mercado que seriam resolvidos com soluções interessantes. Isso está ativando nossa mente e notamos que é crescente a quantidade de empreendedores que percebem situações problemáticas e tentam fazer algo para eliminar essas situações.

Porém precisamos saber que todo esse processo de planejar uma ideia até virar um negócio não é tão simples. Para facilitar, temos formas de testar a ideia. Podemos fazer um teste de conceito, para entendermos se vale a pena ou não continuar com essa solução pensada. Mas antes de chegar nessa etapa, tenha certeza de que as pessoas compreenderam o que você quer fazer. Não adianta testar uma ideia não compreendida pelo público alvo. Para ter essa certeza, explique a pessoas mais próximas e críticas e verifique se elas entenderam.

Tendo a certeza de que a ideia está bem desenhada e compreendida, lance uma Landing Page, que é uma página estática na internet, apenas evidenciando a sua ideia e pedindo contatos de pessoas interessadas quando ela for lançada, ajudando a você perceber quantas pessoas estão interessadas em conhecer mais sobre sua futura startup.

Uma outra ação, que possui ganhos geralmente maiores, é conversar em grupos. Apesar de gerar medo, por pensar que, ao expor sua solução, algumas pessoas poderão roubá-la, isso raramente acontece. As pessoas já têm suas ideias, dificilmente trocarão as coisas delas para tentar a sua, sem contar que, quando as pessoas copiam algo, é o que já está tendo sucesso. Colocar sua ideia em grupos de discussão gera boas sugestões e conexões e te ajuda a perceber o interesse das pessoas pelo assunto.

Você precisa compreender se as pessoas estão mesmo dispostas a pagar pela sua ideia pelo valor que você quer. Para isso, você precisa fazer uma oferta. O mais comum é as pessoas utilizarem uma plataforma de financiamento coletivo, o crowdfunding. Lá você pode colocar uma oferta e sua meta e caso conseguir o número estipulado, fazer seu negócio acontecer. Caso não atinja a meta, você entenderá que o mercado pode não estar interessado.

Com essas ações você poderá verificar se sua ideia tem potencial. Você poderá ter alguns feedbacks como: alguns questionamentos e quais os maiores desejos das pessoas referente ao que você irá lançar. Além disso você não gastará tanta energia e dinheiro para perceber se o negócio é viável ou não.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você. Conte sempre conosco!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat