Dos entrevistados, 59% dos recrutadores veem aumento de contratação de temporários.

Confira as áreas que vão ter maior demanda neste ano.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, apontou que 50% dos empresários entrevistados acreditam que sua empresa irá precisar mais de mão de obra especializada para projetos temporários nos próximos anos.

De acordo com o levantamento, os motivos para a tendência de aumento na contratação de profissionais temporários são os seguintes:

Oportunidades de projetos pontuais: 40%
Necessidade de as organizações se tornarem mais ágeis e flexíveis: 17%
Necessidade de aliviar as sobrecargas das equipes: 13%
Falta de funcionários: 13%

A pesquisa também aponta que 39% dos recrutadores afirmaram que contrataram profissionais temporários para a área de tecnologia da empresa nos últimos meses.

Áreas com previsão de contratação

A consultoria também listou as 5 áreas com maior previsão de demanda por projetos especializados no primeiro semestre de 2021. São as seguintes:

TI
Atendimento ao cliente
Apoio administrativo
Marketing e Vendas
Finanças e Contabilidade

O diretor de Recrutamento da Robert Half, Lucas Nogueira, diz que o aumento nos processos de contratação de profissionais especializados para projetos é um movimento que vem ocorrendo nos últimos anos e foi significativamente acelerado pela pandemia.

Ele aponta ainda que os prazos dos projetos estão diminuindo, o que indica que o empresário vê a solução como estratégica para o seu negócio e não apenas para cobrir ausências temporárias.

“Entre os principais motivos para o crescimento na demanda estão a flexibilização da legislação trabalhista brasileira que, desde novembro de 2017, possibilitou a terceirização de atividades-fim por parte das empresas, diminuindo a insegurança jurídica que antes era significativa. Além do próprio cenário de incertezas, diretamente associado à pandemia, que gera receio nas empresas em relação à possibilidade de contratações futuras de profissionais permanentes”, avalia Nogueira.

Trabalho temporário é bem-vindo?
Na pesquisa, 92% dos profissionais disseram que trabalhar como temporário foi ou é positivo para os seus currículos. As principais vantagens de trabalhar como temporário foram:

Adquirir experiência: 69%
Networking: 66%
Contato com ferramentas novas: 55%
Oportunidade de efetivação: 52%
Flexibilidade: 42%

Apenas 1% dos profissionais desempregados disse que não aceitaria uma oportunidade em um projeto temporário. Entre os profissionais empregados, o índice chega a 17%.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você. Conte sempre conosco!

Fonte: Contabeis

WhatsApp chat